domingo, 10 de maio de 2009

A hipnose e o zen



cartaz de divulgação - clicar 2 vezes em cima do cartaz para abrir




A hipnose clínica trabalha com o indivíduo (hetero-hipnose), ou em auto-processo (auto-hipnose), através de estados leves a profundos de relaxamento e com a utilização de sugestões, visualizações ou metáforas, ajudando-o a encontrar essas emoções. A reprogramar comportamentos com os quais (o indivíduo) não se sente confortável, a gerir emoções, a trabalhar objectivos, etc”.


Sobre Erickson:

Milton Hyland Erickson foi um psiquiatra estadunidense especialista em terapia familiar sistêmica e uma das autoridades mundiais nas técnicas de hipnose aplicadas à psicoterapia. Foi fundador e presidente da Sociedade Americana de Hipnose Clínica, membro da Associação Americana de Psiquiatria, Associação Americana de Psicologia e da Associação Americana de Psicopatologia .
Entre as contribuições de Erickson está a sua influência na programação neurolingüística que foi baseada, em parte, em seus métodos de trabalho

http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Erickson




A hipnose vem da palavra grega Hipnos, deus grego do sono.

A Mitologia de Hipnos (o sono)

viveu no palácio construído dentro de uma caverna grande no oeste distante, onde o sol nunca chegou, porque ninguém tinha um galo que acordasse o mundo, nem gansos ou cães, de modo que Hipnos viveu sempre em tranquilidade, em paz e silêncio.

Do outro lado de todo este lugar peculiar passava Lete, o rio do esquecimento, e nas margens, outras plantas cresciam aquele junto com colaborando com murmuro liso de águas limpidas do rio a dormir. No meio do palácio estava uma cama bonita, cercada pelas cortinas pretas em que Hipnos descansou em penas macias com um sonho calmo flagelado das histórias. Seu filho, Morfeu tomou cuidado de que ninguém o acordasse.

Hipnos teve também outras duas crianças chamadas Icelos e Fantaso. Hipnos podia dominar assim muito aos deuses a respeito dos mortais. É representado como uma pessoa nova. Hipnos era o deus do sono, da atividade a dormir, mas não dos sonhos em si; histórias que passam em nossos pensamentos, representada por Morfeu. Hipnos gerou (sozinho) os mil Onírios, deuses dos sonhos, entre eles Morfeu, Fantaso e Icelos. Fantasia é sua única filha, é a personificação do devaneio.

Segundo Homero, Hipnos vive em Lemmos, e está casado com a Grácia Pasitea, que Hera lhe concedeu em agradecimento por préstimos realizados. Tem forma humana, mas se torna uma ave antes de dormir.

Outras vezes é representado como um jovem com asas que toca uma flauta na frente dos homens para fazê-los dormir, e que tem um rastro de névoa.

Hipnos era considerado um deus com suas vestes e cabelos na cor dourada, assim como seu irmão gêmeo, Thanatos ou Tânatos, era considerado um deus de vestes e cabelos na cor prateada.

Tem três filhos, Morfeu, Icelos (também chamado de Forberto) e Fantaso, todos representam os sonhos e sua variedades.

Influências
Hipnos deu nome a terapia psiquiátrica da Hipnose, ou tratamento da
Hipnoterapia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnos

Um convite à imaginação ativa



Imaginação Ativa (IA) é uma técnica reinventada por Carl Gustav Jung, que a trouxe de volta dos alquimistas. Consiste em uma interação com os conteúdos do inconsciente através de sua personificação. Diferencia-se de uma interpretação dos conteúdos do inconsciente na medida em que não envolve uma explanação de suas figuras, mas de um relacionamento com elas. Dessa forma não compreenderíamos o inconsciente a partir de um ponto de vista intelectual, mas a partir do sentimento, de um embate, de um confronto com os problemas que se nos deparam a partir de dentro. Segundo Jung a IA é a melhor maneira de se ativar a função transcendente, que envolve uma espécie de síntese das funções da consciência, um encontro e grande interação com a totalidade da psique (Self ou Si-mesmo) e tudo o que ela representa.Eis aqui as quatro etapas:

1 - Convidar o inconsciente
2 - Dialogar e vivenciar
3 - Acrescentar o elemento ético dos valores
4 - Concretizar pelo ritual físico.

.....vamos vivenciar ?

"Veja o otimismo da Natureza. Nada pode pará-la. Somente o ego faz o ser humano pessimista e causa sofrimento". - Amma