terça-feira, 8 de setembro de 2009

Temenos



Temenos

Uma palavra usada pelos antigos gregos para definir um recinto sagrado (isto é, um templo) dentro do qual a presença de um deus pode ser sentida.


Um sinônimo de temenos é “o recipiente hermeticamente vedado”. Este é um termo alquímico usado para o continente fechado dentro do qual os OPOSTOS se transformam (ver ALQUIMIA). Devido à presença de um elemento hermético sagrado e imprevisível, não pode haver garantia de que o processo venha a ser positivo. Por analogia, o temenos psicológico pode ser experimentado como um útero ou uma prisão. A presença de um elemento errático e imprevisível no temenos psicológico fez com que Jung observasse, a propósito do continente analítico, que a PSICOTERAPIA tem êxito, quando é o caso, “Deo concedente” (um epíteto alquímico que significa “se Deus conceder”).

Aqui estamos, na dimensão do sagrado.




Entregue-se a experiência... Atire-se na vida.

“Passado e Futuro são frutos de nossa imaginação. O passado já deixou de existir: nossa mente apegada é que insiste em reter na memória os fatos bons e ruins ocorridos, mas eles não existem mais! O futuro é apenas uma projeção: é nossa mente ansiosa e cheia de desejos que inventa o amanhã!

Portanto, verdadeiramente, só podemos viver o presente! Instante após instante, aproveitando ao máximo cada momento! Como tudo está em constante mutação/transformação, apegar-se a um momento que não o presente é deixar de viver, pois se “vive” o que já passou ou “sempre se aguarda” o que está por vir. Mas a verdadeira felicidade encontra-se onde está o nosso coração, e ele está no aqui e agora.

Este é o poder do agora.


Dimensão espiritual das danças em roda.

As danças circulares representam uma retomada de antigas formas de expressão de diferentes povos e culturas, acrescidas de novas criações, coreografias, ritmos e significações próprias do homem, inserido na realidade atual.
Em 1976 foi estabelecido contato com a Comunidade de Findhorn, na Escócia, e aí iniciou-se o movimento" Danças Circulares Sagradas."
O termo "Sagrado" quer dizer santificado, e tem também conotações de cura e totalidade.
Os povos antigos tinham a sabedoria de dançar. Celebravam dançando, os ciclos de vida como: o nascimento, o casamento, o plantio, a colheita e a morte.
Atualmente, com uma nova consciencia, esses valores, perdidos com o passar do tempo, vêm sendo resgatados.



A EMOÇÃO DO DANÇAR

Para compreender a vivência da dança circular dos povos, onde as palavras são insuficientes, recorreremos à mitologia grega, com o mito de Dioniso, o qual descrito por Pedraza (2002, p.54) “significa sentir-se em seu próprio corpo, na emoção particular do momento que se está vivendo”, e dessa forma nos propicia o encontro com o corpo que somos, pelo qual vivenciamos o significado pessoal de nossa existência e inserção na coletividade, acrescido de seu oposto complementar Apolo, pois o movimento da vida se faz na interação e diálogo dos opostos. Dioniso pede entrega e inteireza de ser, Apolo nos pede consciência ao ser.
Dioniso, identificado como deus do êxtase como uma vivência que extravasa, que vai além, da alegria, do entusiasmo, características que mobilizam muito, se impõem possibilitando compreender a natureza instintiva da espiritualidade. Associado a um fluir que abrange o mundo, a extroversão de sentimentos, ligada ao elemento perceptual. Para Jung (1987, p.179) “coisa instintiva, portanto, cega e imperativa, que se concretiza através de uma afeição na esfera corporal”.