sábado, 31 de outubro de 2009




O instituto Tara Verde tem como objetivo final de suas vivências e retiros, proporcionar o processo de conscientização do ser. Trazer questões à consciência de como, quem somos nós, o que estamos fazendo aqui, qual o propósito da vida humana neste planeta, fazem parte de um encadeamento de perguntas que nos leva ao auto conhecimento. Seja socrático, chegue ao cerne da questão....quem sou eu neste momento, e o que eu estou fazendo desta existência.

A interdependência

No entendimento da interdependência, podemos avaliar que o mundo depende de nós e nós dependemos do mundo. Portanto, tudo o que você fizer, todos os seus movimentos e pensamentos, afetam a realidade que está a sua volta. Seja compassivo com o outro, pois o mundo só nos devolve o que enviamos a ele.Crie uma rede de amor para o planeta, para o cosmo, do macro ao micro.

Mudança de atitude

A mudança de atitude das outras pessoas pode estar ligada as nossas mudanças. Então seja um elemento multiplicador do Dharma, faça a diferença...saia do “eu” e passe para o “nós”. Entenda que nada que nos acontece é pessoal, apenas estamos presos a nossa existência por ignorarmos as leis da ação. Então acorde, você está no mundo relativo, e não no absoluto, não se identifique com sentimentos negativos como, raiva, inveja, descontentamento, etc.

Contentamento e programação existencial

Você nasceu livre e tem a essência do contentamento dentro de você. Vamos fazer uma reprogramação existencial? Ela começa com as nossas mudanças pessoais, temos que entrar em um estado de completude; só estando completo e pleno, é que podemos ajudar aos outros. Precisamos nos ajudar primeiro, para depois ajudar aos outros.

O Dharma

Precisamos praticar o dharma, sempre, para que o maior número possível de seres seja beneficiado com a nossa existência.Na realidade, somos todos um só organismo. A iluminação pessoal é importante, sim, mas a ideal é para todos.Temos que pensar sempre nos benefícios da iluminação para todos os seres. Ninguém é completamente feliz sozinho....

Dedicação

“Que todos os seres possam se beneficiar"

Karma Sherab Palmo

A paz

A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

Buda


GNOSE




A palavra GNOSE ou GNOSIS significa sabedoria. É a busca por um profundo conhecimento de si mesmo e do universo. Esse conhecimento nos permite entender o que se passa em nosso interior, ou seja, nossos pensamentos, sentimentos e o porque de nossas ações; e também saber mais sobre tudo o que está ao nosso redor, sobre as pessoas, as plantas, os animais...


Quantas vezes já ouvimos ou nos fizemos as perguntas: Para que estamos vivos? Porque existe o mal no mundo? O que acontece depois da morte? Estudando a gnose poderemos encontrar resposta para estas questões, e ainda, melhorar nosso relacionamento com as outras pessoas, ter mais saúde, e o que é mais importante: encontrar o equilíbrio interior.

Esta sabedoria não é de hoje, é tão antiga quanto a própria humanidade. É capaz de mudar a nossa vida e está esperando pos nós em suas quatro colunas: Ciência, Filosofia, Arte e Mística.

Ciência é a investigação,comprovação. É desvandar os mistérios da vida e da morte, verificar as leis que regem a natureza, descobrir outras dimensões. Para isso, não precisamos de microscópios ou fórmulas, mas sim, de capacidades naturais do ser humano, como o desdobramento astral consciente, a concentração, a intuição, a clarividência. Poderes hoje atrofiados, mas que com esforço podemos desenvolver.


A Filosofia nos propõe dois caminhos: SER ou NÃO SER? Escolher o Não Ser, é optar por viver preso aos nossos medos, dores, angústias, ressentimentos, apegos, etc. Ao invés disto, podemos escolher o caminho do Ser, e encontrar a verdade que está escondida em cada um de nós, o nosso Íntimo.


Já nas obras de Arte, o artista expressa aquilo que leva em seu interior. Se o artísta é um Mestre, pode nos transmitir uma grande sabedoria. Aprendendo a apreciar os quadros de Leonardo da Vinci, as sinfonias de Mozart, as esculturas gregas, vamos descobrir o ensinamento que está alí oculto, e sentir emoções sublimes, superiores.