terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os doze elos da originação interdependente



Ensinamentos do Lama Samten sobre a Roda da Vida foi gravado numa palestra realizada no IMS - Instituto de Medicina Social da UERJ. Em duas horas e quarenta minutos, o Lama Samten apresenta a visão do budismo tibetano sobre Os Doze Elos da cadeia da originação interdependente. O estudo dos Doze Elos pode servir como base para a compreensão da vacuidade e, por outro lado, representa toda a visão budista do carma. Explica como nos aprisionamos a uma experiência limitada, ainda que nossa natureza seja muito mais ampla, numa espécie de engano do qual podemos nos libertar através da compreensão e prática. Numa abordagem Theravada, ou Hinaiana, esse engano é visto como algo sólido e difícil de desfazer. O caminho para isso seria um processo moral, através da repressão, e a liberação parece difícil de atingir. Em outro nível, na abordagem Mahaiana sutraiana, descobrimos que não só nós estamos presos, mas todos os outros seres também


Milarepa Movie Trailer - para os que gostam de Budismo (Tibetano)

A TERAPIA DA NUTRIÇÃO CELULAR FAZ A DIFERENÇA EM SUA VIDA



A TERAPIA DA NUTRIÇÃO CELULAR FAZ A DIFERENÇA EM SUA VIDA
Dr.Roney B. Pagotto CRM.65.670 Video-Cirurgião / Medicina Biomolecular

Gastamos muito tempo e muito dinheiro no tratamento de doenças quando simples medidas e mudanças na nossa nutrição e estilo de vida podem causar uma enorme diferença.

Nutrição é devolver ao corpo o seu estado de “integridade original” ou, pelo menos, chegar tão perto quanto possível desse estado (bem estar completo: poder estar seguro sem sintomas de doenças e pronto para atividades físicas e mentais cheios de energia e vitalidade).

A verdadeira dedicação à cura, vem pela mudança, MUDE VOCÊ PRIMEIRO com a nutrição aliadas a novas atitudes, desde sentir-se melhor aumentando a capacidade e a duração da vida.

Atualmente as modernas teorias sobre saúde e doenças informam-nos que a saúde e a doença começam ao nível celular. Isto é a chamada base celular da saúde. Se as células do nosso corpo forem saudáveis, quando formos ao médico e ele não encontrar nada de anormal nos exames , ficamos felizes. Que relação tem tudo isso com a nutrição?

Motivo:- As células são poderosas, pequenas unidades vivas que criam vida constantemente. Tem de receber uma nutrição adequada todos os dias para poder fazer alguma coisa muito simples. O que fazem as células? Crescimento, reprodução, reparação, desintoxicação e tem de funcionar cronomêtricamente. A célula nervosa tem de conduzir impulsos. A célula da imunidade tem de lutar contra as infecções. Tem de ser capazes de funcionarem. Se elas não obtém a nutrição necessária, o grande sistema energético na célula (mitocôndrias) começa a falhar Obs...O chá verde ajuda a aumentar o nível de energia mitocondrial.

As células tornam-se defeituosas. Não podem crescer, não conseguem reproduzir-se devidamente, não funcionam tão bem, ficam doentes e finalmente morrem. E a teoria celular da doença diz-nos que à medida que bastantes células começam a ficar danificadas, uma pessoa começa a sentir sintomas, começa a sentir-se doente. Pode haver problemas genéticos, mas se as células receberem a melhor nutrição possível a pessoa tem mais possibilidades de resistir e lutar contra as doenças. Então o que impede as células de receberam uma boa nutrição?

Precisamos de um regime (estado de nutrição - atitude de bem estar) que permita ao corpo obter as proteínas, as vitaminas, os minerais, os ácidos graxos, os ricos fatores botânicos (flavonóides – as cores do alimento naturais, frutas verduras, legumes e ervas) a fibra necessária para que possa ser digerida, absorvida e assimilada de maneira a que as células possam iniciar o processo de tornar a próxima cada geração cada vez mais forte até se atingir a pureza da célula original (cientistas afirmam que ocorrem a cada sete anos uma completa renovação de todas as células do corpo, menos as células nervosas e cardíacas).






O organismo necessita de vários nutrientes, mas cada um deles têm que estar nas quantidades necessarias para que o corpo funcione direito, para que isto ocorra, é
preciso que a alimentação diária forneça as quantidades corretas dos nutrientes, ou seja, deve ser um a alimentação EQUILIBRADA em nutrientes.

O segredo para uma alimentação saudável, está também na VARIEDADE de alimentos que são consumidos, pois quanto maior a variedade de alimentos consumidos, maior a variedade de nutrientes que estará fornecendo ao seu organismo, evitando a deficiência de determinados nutrientes.


» GRUPO DOS PÃES, CEREAIS, ARROZ E MASSAS:
O nutriente encontrado nesses alimentos são os CARBOIDRATOS, sendo estes nutrientes a melhor fonte de energia para o organismo e de fundamental importância para o bom funcionamento do mesmo.




» GURPO DAS FRUTAS E HORTALIÇAS:
As VITAMINAS E MINERAIS, são os nutrientes encontrados nestes alimentos, e são responsáveis por controlar determinadas funções no corpo humano como: produção de certas substâncias, atua na defesa do organismo humano (resposta imune) e entre outros.



Vamos iniciar o estudo das vitaminas. Fiquem ligados em algumas dicas para uma alimentação saudável.

Suco Verde

Bata no liquidificador:
- 1 pepino
- uma maçã
- uma cenoura;
- duas colheres (sopa) de grãos germinados
- folhas verdes (couve, espinafre)
Coe e tome essa fonte de vitaminas e sais minerais!


» OVOS, FEIJÃO,NOZES, LEITE, IOGURTE E QUEIJO:
Responsável pelo controle do metabolismo, participação no processo de crescimento e reconstituição do corpo humano, as PROTEÍNAS,representa o nutriente deste grupo, são indispensáveis na alimentação e para bom funcionamento do corpo humano.




» GRUPO DDAS GORDURAS, ÓLEOS E AÇÚCARES:
Este grupo de alimentos são compostos por LIPÍDEOS, que também fornece energia para o corpo, porém possuí alto valor calórico, o que deve ser consumido com muita moderação.



O óleo da semente de linhaça é rico em lignanas e isoflavonas, substâncias que atuam nos receptores do hormônio estrogênio e ajudam a diminuir sintomas da menopausa.