domingo, 25 de abril de 2010

RETIRO VESAK

O festival de Vesak é a Lua Cheia de Maio, e ocorre na ocasião em que o Buda faz o seu contacto com a Humanidade.


A representação do Buda como aquele que incorporou o Princípio de Luz e, por causa de sua Iluminação, a humanidade foi capacitada a reconhecer o amor compassivo, que incorpora um princípio ainda maior,” o religare”, é o ponto de luz do divino, ligado ao meu ponto de luz. Este é o ponto que deve nascer na mente, que luz é substância, e o Buda demonstrou a consumação de substância-matéria como meio da Luz e por isso é que tem o título de “O Iluminado”. Ele nos disse que este potencial, a iluminação está a disposição de todos. E como realidade última, ele nos apresenta esta dinâmica que deve ser praticada ...querer é poder....

Assuma o seu papel de Co-criandor...abra as suas asas.

Convido a todos, independente da religião, filosofia, ou cultura, para esta experiência... espiritualidade é conexão direta, e é você que vai descobrir o seu caminho apenas contemplando a existência. Mas estaremos aqui, se vocês quiserem compartilhar conosco este momento.


A luz que há em mim reconhece e respeita a luz que há em você.






VESAK

Nascimento, Iluminação e o Parinirvana (passamento) do Príncipe Siddharta Gautama, o Buda

DIAS 28/29/30 DE MAIO

Na lua cheia do mês de maio é realizada a celebração máxima do Budismo, o Festival de Vesak. Neste ano, a Lua de Vesak ocorre no dia 27/05.


"De acordo com a tradição budista, três importantes acontecimentos na vida de Sidarta Gautama – O Buda Shakyamuni – ocorreram na noite de lua cheia de Vesak: seu Nascimento, sua Iluminação e seu Parinirvana.

Um dos mais importantes festivais do Budismo – o Vesak – é celebrado na noite de lua cheia do mês de maio. Entre as mais variadas escolas budistas, a celebração consiste da apresentação dos ensinamentos do Buda; da contemplação de sua vida; de circunvoluções ao redor de lugares sagrados, imagens, monastérios; recitação de sutras e do banho na imagem do Menino Buda etc. O banhar a imagem do Menino Buda simboliza que também podemos purificar nossas mentes pelo exemplo e ensinamento do Buda. O significado dos festejos do Vesak está além de uma mera comemoração histórica; é inspiração para que cada pessoa vislumbre a possibilidade e a necessidade de despertar para a iluminação." (Site do Templo Zu Lai)

O Budismo se espalhou por vários países e várias culturas, portanto esta celebração ocorre hoje em muitos lugares do mundo, de formas diferentes.



Para o esoterismo, durante a Lua Cheia de Vesak os portais que nos separam dos seres iluminados estão abertos, sendo um momento propício para recebermos dádivas de luz.

Para a astrologia, na noite do dia 27 ocorre simultaneamente com a Lua de Vesak o alinhamento da Lua Cheia, da Terra e do Sol com a estrela Alcyone, uma das estrelas Plêiades que fica na constelação do Touro, marcando também um momento de iluminação para a humanidade.



Uma luz se apresenta ... Um novo dia está nascendo ...



A consciência desperta ...


Programação


Dia 28

Chá de boas vindas 17h
Jantar 20h
Apresentação e anjos 21h
Apresentação da proposta do retiro 21:00h
Meditação 22h
Bons sonhos



Dia 29

Despertar 7:00h
Meditação 7:30h
Prática yoga 8h
Café da manhã 9h
Oficina de mandalas 10:30h
Almoço 13h
Horário livre 14h
Meditação 15:30h
Vivência 16h
Chá 17:30h
Organização salão 18:30h
Jantar 20h
Celebração 21h
Banho na imagem de Buda / oferecimento de flores e velas
Meditação 22h

Bons sonhos




Dia 30

Despertar 7:00h
Meditação 7:30h
Prática yoga 8h
Café da manhã 9h
Confraternização10:30h
Almoço 13h
Horário livre 14h
Meditação ativa 15:00h
Retorno 16h


A programação poderá ser alterada até a data do retiro.




Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.Buda




No retiro teremos atividades de yoga, caminhada e arte terapia

Sobre prática de yoga – São práticas leves para iniciantes

Sobre Horários livres – O espaço Tara Verde oferece piscina, sauna, ducha circular, sala de leitura.