sábado, 10 de julho de 2010

Portais da Consciência

Nenhum santo existe sem passado,nenhum pecador sem futuro.
Sri Babaji



05,06 e 07 de novembro




Facilitadores:

Nelly Bodely
Sergio Bronze
Claudia Martins



Retiro com práticas de meditação,Yoga, e palestras
abordando os temas: vedanta, tarot e Cabala.




Cabala



Para se conhecer profundamente os meandros da Cabala e ter a capacidade de interpretar o mundo pela sua visão, é necessário praticá-lo. Quando dizemos em praticá-la, estamos dizendo que será necessário fazer parte de um sistema de iniciação, seja ele qual for que a utilize com a mais estrita seriedade. Nas mãos de verdadeiros iniciados, a Cabala tem a capacidade de abrir o conhecimento para um mundo terreno completamente novo e para mundos espirituais inimaginados pela inteligência humana. Expande o intelecto, desvela a compreensão da natureza humana e divina, e nos livra de todo o dogmatismo e idolatria.



A palavra CABALA (Kabalah, Kaballah, Cabala, Qabalah) vem do hebraico QBL, CABAL que significa “receber”. Assim, a Cabala seria “Aquilo que foi recebido”, ou, ainda, “O Conhecimento recebido” através de Deus. Dizem que os rabinos a receberam dos anjos, outros dizem que Moisés a recebeu diretamente de Deus, mas sua semelhança com o ZEND AVEST de Zoroastro indica que os judeus podem ter adquirido seus princípios da mesma fonte que inspirou Zoroastro. OTZ CHIIM, ou, a Árvore da Vida, é na verdade a Árvore do Bem e do Mau, a Árvore do Conhecimento, citada no Antigo Testamento. Ela é conhecida também como Escada de Jacó.



Mas receber o que? Receber o conhecimento que possibilita a compreensão do porque estamos encarnados e do método pelo qual podemos voltar, de maneira consciente, a nos unirmos com Deus. Mas mais do que isto, é realizar a nossa Verdadeira Vontade, que é o meio pelo qual atingiremos a realização da Grande Obra de Deus.



A raiz da palavra QBL também significa “de boca a ouvido”, o que nos indica que este conhecimento é sagrado e secreto, que antigamente era passado de maneira oral, não escrita. Os seus estudantes e praticantes eram conhecidos por diversos nomes tais como: Aqueles Que Sabem; Filhos da Fé; Homens da Crença; Visitantes do Paraíso; os Inteligentes; os Sábios de Coração; Mestres dos Mistérios; Aqueles que Conhecem a Providência; os Valorosos; e Tementes do Pecado.




Programação

Sexta
Chegada a partir das 17h
Jantar 20h
Apresentação / palestra 21h

Sábado
7:30h Meditação
8h Aula de yoga Sivananda
9h Café da manhã
10:30h Palestra : introdução à Cabala - A árvore da vida
12:30h Almoço
16h Palestra: Portais da Consciência - filosofias orientais vedanata e budismo.
18:30h Meditação
20h Jantar
21h filme

Domingo

7:30h Meditação
8h Aula de yoga
9h Café da manhã
10h Palestra: O Tarô e seus arquétipos
12:30h Almoço
15:30h Confraternização do grupo



Tarot



O Tarot é na verdade um sistema visual interno de evolução espiritual (Divinatório) e não um simples sistema adivinhatório. Cada Arcano do Tarot descreve uma etapa específica da evolução humana (nesta vida), características e rituais a serem executados, assim como as ordálias (provas iniciáticas) a serem transpostas. Baseado na Santa Cabala, o Tarot reflete cada um dos Caminhos da Árvore da Vida, assim como as Esferas de Emanações que constituem cada Árvore.



O Tarot só se torna definitivamente recuperado das tolices que eram (e ainda são) cometidos contra ele, graças à algumas ordens ocultistas na Idade Moderna. O primeiro iniciado a dar as corretas correlações do Tarot com a Cabala é Eliphaz Levy, que mesmo velando e trocando posições, consegue demonstrar a profunda relação entre os dois sistemas - a Magia(k) e a Cabala. Mais tarde, seria a Hermetic Order of the Golden Dawn quem desvelaria todo um sistema mágico-místico baseado no Tarot, dando praticidade ao Tarot em rituais mágicos de invocação.



O Tarot é o casamento perfeito entre a Cabala e a Alquimia, é a síntese mais brilhante destas duas Artes divinas que a civilização ocidental já possuiu. O Tarot é a mais completa visão da iniciação e não deve se restringir e nem se restringe a um povo, a uma raça ou a um grupo social em um determinado período histórico. Ao contrário dos demais oráculos, o Tarot é o mais completo em símbolos e em sinais, i.e., é o mais universal de todos os oráculos desenvolvidos pelo homem com ajuda de Deus. Em nossa visão pessoal, nem mesmo o I Ching, que é um excelente “oráculo” para as questões espirituais, consegue ser mais abrangente que o próprio Tarot. Cada oráculo possui uma qualidade específica, de acordo com o motivo pelo qual o mesmo foi desenvolvido, no caso do Tarot, ele foi criado para evoluir de acordo com o homem, em todos os seus contextos. O que percebemos, é que o Tarot não foi desenvolvido para ser uma espécie de sistema adivinhatório puro e simples, como a maioria das pessoas o utiliza, mas para servir de receptáculo para uma filosofia espiritual ocidental.





Leitura de Tarô com Sergio Bronze para quem quiser agendar

Horários:

Sábado de 14 às 16h
Domingo de 13:30h às 15:30h