quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Recuperação física e mental




Conscientização corporal
Auto conhecimento
Técnicas de relaxamento para atenuar o estresse.

Local Recreio dos Bandeirantes
Agendamento - 2490-0489 / 9278-9873 RJ



Práticas Meditativas
Yoga
Budismo
Taoismo
Kaballah



Grupo de estudos

A Mandala do micro ao macro.
O cosmo como referência.
Geometria Sagrada.
Os fractais.
A ecologia do ser.




Yoga e o caminho do auto-conhecimento
Fonte: Elaine Lilli Fong
Yoga - Instituto União
http://www.institutouniao.com.br/yoga"


Muitas são as pessoas que buscam o Yoga para suprir alguma necessidade pessoal, como dores nas costas, estresse, depressão, problemas de concentração, ansiedade, excesso de peso etc.

Entretanto, observo que quando essas pessoas começam a praticar Yoga, elas entram totalmente em contato com aflições e dores internas e externas. No início, a mente julga, os pensamentos não param e a agitação do corpo é bem evidente.

Porém, a medida que o indivíduo vai praticando e se entregando durante as práticas, sem expectativas e sem cobranças, algo vai surgindo de muito especial. Nota-se que os pensamentos se acalmam, o corpo relaxa e os olhos e todo rosto são tomados por um brilho especial. A partir de então, todo o processo será cada vez mais prazeroso e divertido...





O yoga emagrece?

Materia do site médico: Yoga emagrece

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=583

Yoga todo mundo já conhece. Essa atividade, que parecia algo de momento, chegou e ficou. Mas, junto com ela, vem toda uma filosofia e que emagrece.

Os movimentos lentos e calmos auxiliam muito na hora de perder peso.

A prática indiana, que surgiu há cerca de 5 mil anos, atua no controle da ansiedade.

Ela ajuda na luta contra a compulsão, que aparece quando estamos ansiosos ou preocupados com alguma coisa.

Além disso, a atividade estimula o metabolismo e regulariza a produção de hormônios.

O que acontece é que os asanas (posturas) estimulam a tireóide, o que tende a provocar o emagrecimento.

O corpo consegue atingir o equilíbrio com maior facilidade e, certas imperfeições internas, são corrigidas tanto físicas quanto mentalmente.

Além de tudo isso, estima-se o gasto de 500 calorias em uma hora de yoga, com exercícios vigorosos, o que seria equivalente a uma aula de ginástica aeróbica.

Outro ponto positivo é que, ao contrário das aulas de academias, uma aula de yoga acalma. A frustração por não conseguir emagrecer após horas de malhação pesada pode ser tanta que, muitas vezes, resulta em compulsão alimentar.

Sair de uma aula de yoga é diferente. O corpo está em harmonia, relaxado e satisfeito. Mais do que um exercício é um estilo de vida.

Experimente!





Menopausa e ioga: uma relação próspera para a mulher

fonte:http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1233&PHPSESSID=e6c66b5867849f8882fd2c73e3b93c15

A realidade da menopausa angustia muitas mulheres. A brusca mudança hormonal do climatério é responsável por constantes incômodos, desde fogachos à mudança de vigor na pele. Mas você não precisa (nem deve) esperar pelos sintomas. Adiantar-se a eles é prevenir-se para uma menopausa tranqüila. Para isso a ajuda da técnica da ioga entra em cena.

O método de relaxamento equilibra o corpo e aquieta a mente; a prática indiana pode amenizar boa parte dos fantasmas associados à maturidade. Como os especialistas afirmam, as posturas realizadas na ioga massageiam as glândulas e reativam a produção de estrógeno, o hormônio feminino.

O método, que está fazendo sucesso no Brasil e na Europa, já foi aplicado em mais de 600 mulheres. Embora não existam pesquisas científicas, seus resultados são impressionantes. Num estudo recente, em quatro meses, 116 mulheres que praticaram a iogaterapia tiveram, em média, um aumento de 254% nos níveis de estrógeno...

*Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica, com especialização em Projetos de Educação Médica Continuada. É presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos.


Como atua o yoga


- No corpo

Força e resistência

Alongamento e tonificação muscular

Relaxamento

Melhora da postura e circulação

Massagens dos órgãos internos

Regularização do sistema endócrino

Equilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático.

Eliminação de toxinas por meio da pele

Fortalecimento do sistema imunológico e regulação da pressão sangüínea

- Na mente

Maior concentração e paciência

Autoconhecimento e autocontrole

Percepção das próprias limitações

Tomada de consciência

Expansão, controle e autodomínio

Tratamento de questões ligadas ao estresse, depressão, ansiedade e hipertensão.




A prática reduz a ansiedade e ensina a lidar com os desafios
Matéria Boa forma

http://boaforma.abril.com.br/fitness/body-mind/ioga-emagrece-comprovado-500243.shtml

por Olga Penteado e Adriana Holanda

Apesar de nem todos os benefícios da ioga terem sido estudados por médicos e cientistas, professores e praticantes não se cansam de alardear, por exemplo, que a atividade estimula o metabolismo e regulariza a produção de hormônios. “Os asanas (posturas) fazem uma espécie de massagem na tireóide e a estimulação dessa glândula tende a provocar o emagrecimento”, diz Fernanda Neis, professora da Universidade de Yôga, em São Paulo (SP).