quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Retiro de Yoga e o Cristianismo original






Retiro de Yoga e o Cristianismo original com Alexandre Campelo no Instituto Tara Verde – Teresópolis - RJ

Realização nos dias 13, 14 de Novembro de 2010

Aproveitaremos o feriado para aprofundarmos a nossa prática pessoal e a ligação entre o Yoga e o Cristianismo original. Serão 3 dias de meditações, palestras, práticas de hatha e bhakti yoga, além de filmes e roda de discussões. Confira toda a programação abaixo e garanta já a sua vaga.







Alexandre Augusto Campelo: é discípulo de Paramahansa Yogananda e kriyaban pela Self-Realization Fellowship. Estudioso das tradições religiosas de Oriente e Ocidente, também é palestrante tendo participado do projeto TRAMA (Grupo de estudo transdisciplinar) da Universidade Católica de Brasília (UCB) ligado ao curso de Pedagogia e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) por mais de quatro anos.
Autor do Livro Jesus, o Cristo Yogue: "Que evidências sustentam a idéia de que Jesus foi, de fato, um Cristo yogue? Que relações existem entre seus ensinamentos e os ensinamentos dos grandes avatares da Índia? A vida de Jesus, cercada de mistérios, não difere da vida dos santos, mestres e grandes yogues do Oriente. Nem mesmo seus ensinamentos são incompatíveis com os ensinamentos do Senhor Gautama, o Budha, nem com os ensinamentos de Jadava Krishna, de Shankara, Patânjali, ou com os ensinamentos de yogues contemporâneos tais como Ramakrishna e Paramahansa Yogananda. Em seu modo de vida, em seus ensinamentos, na paz que transmitiu aos discípulos, nos milagres que produziu, na equanimidade frente à adversidade e na prática contemplativa dos verdadeiros santos de sua Igreja, dos padres do deserto aos contemplativos da Idade Média, encontramos um autêntico yogue. Teológica e até filosoficamente isolado do restante do mundo, o Ocidente criou ideologias sectaristas e uma espécie de "redoma" intelectual em torno de si mesmo. Por séculos, a ciência, a filosofia e a teologia ocidentais ignoraram a religião e a sabedoria do Oriente. Mas oculta no seio do cristianismo primitivo e medieval, a Yoga como a união da alma com o Espírito, permaneceu, implícita, mas incólume, ressuscitando o Cristo ou Consciência de "Kutastha Chaitanya" no coração dos santos do verdadeiro cristianismo.

Os ensinamentos de Jesus confirmaram, há dois mil anos, que Deus está no interior do homem, pois disse que "o Reino de Deus está dentro de vós". Tal declaração faz de Jesus um esotérico e não um exotérico como os religiosos de seu tempo. O corpo humano é o templo do Espírito tal como ensinado pelos grandes Budhas de outrora. E é por esse motivo que, ao Ocidente, livre do sectarismo e do misoneísmo, cabe reconhecer a verdadeira natureza do Cristo existente no interior de todo homem e mulher."

Nos últimos dois anos do projeto, organizou seminários, grupos de estudo, encontros “transdisciplinares”, oficinas “transD” e participações na VIII semana universitária. Como autor de artigos voltados para a educação, publicou, pela revista Dialogos, o artigo intitulado “Direito, transdisciplinaridade e qualidade de ensino”. Também teve seu artigo “O real sentido da Universidade” transformado em capítulo do livro “Encruzilhadas da Universidade Particular: Caminhos e Possibilidades” da editora Universa. Criador do documentário “Universidade, o que você pensa que ela é?”, este último foi exibido por dois anos seguidos para mais de dois mil calouros da Universidade Católica de Brasília entre os anos de 2005 a 2007.
Autor também do livro “O encantador de pessoas” que conta a história de santos e avatares (divinas encarnações) da Índia védica e moderna.

RETIRO "YOGA e qualidade de vida"




Os retiros são oportunidades de relaxamento, interiorização e liberação do estresse. Oferecemos durante os retiros práticas de Yoga, Meditação e relaxamento profundo.



RETIRO "YOGA e qualidade de vida"

DIAS 09,10,11 e 12 outubro


O Yoga e a saúde mental estão estreitamente relacionadas. Aqueles que estão praticando regularmente o Yoga, experenciam alterações físicas e psíquicas que resultam em um fluxo de produção de saúde para o corpo físico e o mental.



Como objetivos desta prática apresentamos uma considerável redução de tensão e restauração da flexibilidade. Redução do nervosismo, da confusão, da depressão, da irritabilidade e da fatiga,entre outros benefícios.

A pratica do Yoga consiste também em uma melhora na concentração e na capacidade de enfrentamento da vida.


Programação Retiro Meditação, yoga e relaxamento.
Feriado 12 de outubro - Instituto Tara Verde


Dia 09/10 sábado


Recepção com café da manhã de 9h as 10:30h
Apresentação 11h
Almoço 13h
Horário livre 14h
Yoga & relaxamento 16h
Chá 17:30h
Introdução à meditação 18:30h
Jantar 20h
Filme 21h
Bons sonhos


Dia 10/10 domingo

Despertar 7:30h
Meditação 8h
Prática yoga 8:30h
Café da manhã 9:30h
Oficina de arteterapia 10:30h
Almoço 13h
Horário livre 14h
Meditação ativa - 16h
Chá 17:30h
Apresentação técnicas de Relaxamento
Jantar 20h
Yoga Nidrá 21h
Bons sonhos



Dia 11/10 segunda

Despertar 7:30h
Meditação 8h
Prática yoga 8:30h
Café da manhã 9:30h
Roda de expressão 10:30h
Almoço 13h
Horário livre 14h
Técnicas de visualização para cura - 16h
Chá 17:30h
Palestra : Como produzir saúde Saúde & bem-estar? 18:30h
Jantar 20:30h
Filme 21:30h
Bons sonhos


Dia 12/10 terça

Despertar 7:30h
Meditação 8h
Prática yoga 9h
Café da manhã 9:30h
Confraternização 10:30h
Almoço 13h
Retorno