
Retiro de Yoga e o Cristianismo original com Alexandre Campelo no Instituto Tara Verde – Teresópolis - RJ
Realização nos dias 13, 14 de Novembro de 2010
Aproveitaremos o feriado para aprofundarmos a nossa prática pessoal e a ligação entre o Yoga e o Cristianismo original. Serão 3 dias de meditações, palestras, práticas de hatha e bhakti yoga, além de filmes e roda de discussões. Confira toda a programação abaixo e garanta já a sua vaga.

Alexandre Augusto Campelo: é discípulo de Paramahansa Yogananda e kriyaban pela Self-Realization Fellowship. Estudioso das tradições religiosas de Oriente e Ocidente, também é palestrante tendo participado do projeto TRAMA (Grupo de estudo transdisciplinar) da Universidade Católica de Brasília (UCB) ligado ao curso de Pedagogia e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) por mais de quatro anos.
Autor do Livro Jesus, o Cristo Yogue: "Que evidências sustentam a idéia de que Jesus foi, de fato, um Cristo yogue? Que relações existem entre seus ensinamentos e os ensinamentos dos grandes avatares da Índia? A vida de Jesus, cercada de mistérios, não difere da vida dos santos, mestres e grandes yogues do Oriente. Nem mesmo seus ensinamentos são incompatíveis com os ensinamentos do Senhor Gautama, o Budha, nem com os ensinamentos de Jadava Krishna, de Shankara, Patânjali, ou com os ensinamentos de yogues contemporâneos tais como Ramakrishna e Paramahansa Yogananda. Em seu modo de vida, em seus ensinamentos, na paz que transmitiu aos discípulos, nos milagres que produziu, na equanimidade frente à adversidade e na prática contemplativa dos verdadeiros santos de sua Igreja, dos padres do deserto aos contemplativos da Idade Média, encontramos um autêntico yogue. Teológica e até filosoficamente isolado do restante do mundo, o Ocidente criou ideologias sectaristas e uma espécie de "redoma" intelectual em torno de si mesmo. Por séculos, a ciência, a filosofia e a teologia ocidentais ignoraram a religião e a sabedoria do Oriente. Mas oculta no seio do cristianismo primitivo e medieval, a Yoga como a união da alma com o Espírito, permaneceu, implícita, mas incólume, ressuscitando o Cristo ou Consciência de "Kutastha Chaitanya" no coração dos santos do verdadeiro cristianismo.
Os ensinamentos de Jesus confirmaram, há dois mil anos, que Deus está no interior do homem, pois disse que "o Reino de Deus está dentro de vós". Tal declaração faz de Jesus um esotérico e não um exotérico como os religiosos de seu tempo. O corpo humano é o templo do Espírito tal como ensinado pelos grandes Budhas de outrora. E é por esse motivo que, ao Ocidente, livre do sectarismo e do misoneísmo, cabe reconhecer a verdadeira natureza do Cristo existente no interior de todo homem e mulher."
Nos últimos dois anos do projeto, organizou seminários, grupos de estudo, encontros “transdisciplinares”, oficinas “transD” e participações na VIII semana universitária. Como autor de artigos voltados para a educação, publicou, pela revista Dialogos, o artigo intitulado “Direito, transdisciplinaridade e qualidade de ensino”. Também teve seu artigo “O real sentido da Universidade” transformado em capítulo do livro “Encruzilhadas da Universidade Particular: Caminhos e Possibilidades” da editora Universa. Criador do documentário “Universidade, o que você pensa que ela é?”, este último foi exibido por dois anos seguidos para mais de dois mil calouros da Universidade Católica de Brasília entre os anos de 2005 a 2007.
Autor também do livro “O encantador de pessoas” que conta a história de santos e avatares (divinas encarnações) da Índia védica e moderna.