sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Então é Natal. A festa Cristã!



Então é Natal. A festa Cristã!

Espero que todos aproveitem a oportunidade da Celebração para assimilar a energia Natalina. Não se preocupem com presentes ou com uma ceia perfeita, mas com o espírito que se manifesta nesta época do ano. Hoje, a festa tem um significado voltado para o consumo, estar dentro deste ritual de consumo e afastado da real representação do Natal é um sacrilégio, e participamos dele sem perceber. O ritual das compras é causa de estresse e angústia, mas continuamos a nos afogar dentro de shoppings, e a nos acotovelar para presentear amigos e famíliares. Temos que nos indagar sobre a validade desta atitude. Esta é a essência do espírito de Natal? Existem possibilidades para se demonstrar afeto sem ter que passar necessariamente por este consumo irracional. Temos que fazer parte desta distorcida idéia de Natal? A representação do Espírito do Natal é maior que tudo isso, mas como todas as representações símbólicas, ela também se perdeu nas águas do tempo.

O que representa a celebração para você? O nascimento do Cristo? Uma festa em família, onde as atenções se voltam para o peru de Natal, para os presentes, ou para a roupa com que eu vou me vestir?

Temos que aproveitar a energia Natalina para olhar em volta, e tentar desenvolver a chama crística dentro dos nossos corações. E o que seria esta chama?... apenas compaixão, um olhar para o outro, um olhar de carinho amoroso. E esse olhar deve se estender, não só aos nossos amigos ou aos nossos familiares, este olhar deve se estender a todos, a toda a humanidade, a todos os seres vivos deste planeta, pois somos um só organismo,e pertencemos a Gaia, um sistema onde tudo está conectado (Historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C. , de 'natális' deriva também 'natureza', como a somatória das forças ativas em todo o universo).Temos que observar que todos os nossos movimentos interferem nào só na nossa existência, mas também na existência do outro, no planeta. As leis do universo são claras, o que você emite, você recebe. Então vamos aproveitar a data para abrir mais os nossos corações e ampliar esta energia de amor, para que todos os seres venham a ser beneficiados.

A festa de Natal é comemorada como a data que marca o nascimento de Jesus, mas o nascimento de Jesus, provavelmente não ocorreu nesta data. A data foi escolhida pelo Papa Julius I ( século IV), que precisava dar um cunho Cristão as festas das antigas religiões pagãs . Nesta época (21 de dezembro), acontece o solstício de inverno, no hemisfério norte. Lembrando que esta festa já existia em Roma, mesmo antes de Jesus nascer, era conhecida como a festa de Saturno,e acontecia no período de final dezembro ao início de janeiro (por doze dias). Na Pérsia a festa do nascimento do deus Mitra acontecia nesta mesma época. O deus Mitra representa o Cristo cósmico representado pelo sol.Observamos que a época tem uma energia especial, onde a idéia maior é o nascimento para uma nova vida, novas possibilidades...e nasce a luz! A representação do solstício é de renascimento, ou nascimento para a luz. Nesta data temos o dia mais curto e escuro do ano (hemisfério norte), indica que a partir deste dia todos os dias serão mais claros, até a chegada do solstício de verão (o dia mais claro,ou mais longo do ano). Dando ênfase a este simbólico, a festa que era inicialmente pagã, foi legitimada pela igreja e se tornou o Natal. Na festa pagã a data representa a chegada do filho de Gaia, a grande mãe. Este filho é a representação do nascimento da luz crística que existe em nós. A palavra Natal vem do latim - 'natális'. Ela deriva do verbo 'nascor," que significa nascer. Esta seria então a possibilidade para uma quebra de padrão? Um renascimento dentro de uma mesma vida? O que isso representa para a existência?

Quando a igreja se apropria da data, ela tem como objetivo, dar lugar a uma reflexão. A idéia de olhar para a mensagem do Cristo: dar sem se preocupar em receber, amor incondicional, compaixão a todo momento. Esta proposta nos alimenta, para que consigamos descobrir dentro de nós a nossa chama crística. Neste período podemos fazer contato através da conexão com o "Grande Espírito de Natal". Este assume uma dimensão planetária. Devemos nos perguntar apenas se nós estamos abertos e nesta sintonia. Eu estou aberto para assimilar esta mensagem? Vamos deixar a energia do amor compassivo nos alimentar? Quem tem olhos que veja...

Aproveite o momento, olhe para esta manifestação coletiva e abra o seu coração...É em nosso coração que se encontra um portal que nos eleva, e permite que acessemos os níveis (espirituais) superiores, esta seria a única possibilidade de encontro com o nosso " eu superior". Cristo dizia :"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6). Passar pelo Cristo é passar pela chama crística....compaixão, amor incondicional. O Pai representa Deus, o eu superior, o Budha interior, ou a iluminação.


Feliz Natal!


Instituto Tara Verde