quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Janeiro - Atividades para a semana do feriado ....20/01

Palestra Qualidade de vida
dia 19 as 18h




Dia 20/01 quinta
Apresentação - Consciência é a resposta - Robert Happé - 10h
vivência- 11h


Robert Happé nasceu em Amsterdã, Holanda. Estudou religiões e filosofias na Europa e dedicou-se desde então a descobrir o significado da vida. Estudou também Vedanta, Budismo e Taoísmo no Oriente durante 14 anos, tendo vivido e trabalhado com nativos de diferentes culturas de cada região onde esteve – Índia, Tibet, Camboja e Taiwan.
Em seu retorno à Europa, sentiu necessidade de compartilhar o conhecimento adquirido e suas experiências de consciência. A partir daí, trabalhou em várias universidades, e tem trabalhado continuamente com grupos de pessoas interessadas em autoconhecimento e desenvolvimento de seus próprios potenciais como seres criadores.
Desde 1987 vem compartilhando informações em forma de seminários e workshops em países da Europa, na África do Sul, nos EUA, na Austrália, e no Brasil. Seu trabalho é independente, estando desvinculado, sob todo e qualquer aspecto, de organizações religiosas, seitas, cultos e outros grupos





Apresentação - O ativista quântico - Amit Goswami -14h
Meditação - 16:30h

Uma autêntica mudança de paradigma. Enquanto a ciência convencional se mantém materialista, um número significativo de cientistas vem apoiando e consolidando um novo paradigma baseado no primado da consciência.
Em O Ativista Quântico, Amit Goswami, Ph.D, pioneiro dessa nova e revolucionária perspectiva científica, compartilha conosco sua visão do potencial ilimitado da consciência como a base de toda existência, e de como essa revelação pode nos ajudar a viver melhor.Este filme renovador, narra a história de um homem que nos desafia a repensar nossos conceitos de existência e de realidade, e o faz com uma força e abrangência não vistas desde Einstein. Também preenche a milenar lacuna que se criou entre Deus e a Ciência.O trabalho de Goswami, com espantosa precisão e sem se afastar dos rigores da mecânica quântica, revela a unidade global inerente às principais religiões e tradições místicas do mundo.O Ativista Quântico desvenda, ainda, o homem por trás da mensagem. O dr. Goswami nos diz como partiu dos ensinamentos religiosos de sua infância para trilhar o caminho da física nuclear e da física quântica teórica, e como fechou o ciclo através do insight quântico, voltando aos mesmos axiomas religiosos que conheceu na juventude.De crucial importância para detectar os problemas do mundo contemporâneo, este filme ressalta as teses do dr. Goswami sobre como nossas visões errôneas da realidade levaram à atual crise ambiental, social, econômica e espiritual, bem como seus ensinamentos sobre as maneiras de se corrigir esses erros. O que está em jogo é nada menos do que a nossa sobrevivência neste planeta. O Ativista Quântico é um filme para a nossa época. É um filme para todas as épocas. É um filme cujo tema transcende o tempo.




Dia 21/01 sexta





Apresentação - Kymatica - 10h
vivência 11:30h


Kymatica (2009)

Estúdio: Filme Independente
Director: Ben Stewart
Produtor: Ben Stewart, o brilhante jovem músico e filósofo, criador de “Esotéric Agenda” lançou o seu segundo documentário” Kymatica “
Duração: 01:23:46
Descrição: Cymatics (do grego “κύμα” (kyma), que significa “onda” e “τα κυματικά” (ta kymatica), que significa “assuntos relativos às ondas”), é o estudo dos fenômenos de onda, liderada pelo suíço médico e cientista natural Hans Jenny (1904-1972).

Kymatica (do grego “ta kymatica” que significa “assuntos relativos às ondas”) empreendimento para o reino de Cymatics e discutir assuntos de espiritualidade, estados alterados da mente, o ego, e responsabilidade pessoal.
O filme centra-se na consciência humana e universal e assinala psique doença que a humanidade tem induzido pela criação insana ilusão, que é a principal causa de dor e sofrer. Avança mais em aspectos metafísicos e conecta antigos mitos e a história escondida com modernas formas de sociedade e resultado político. Explica xamanismo, dualidade, e a realidade por trás DNAs e modernas falsas crenças.



Apresentação - Zeitgeist addendum 14h
integração do grupo 16:30h

Zeitgeist: Adendo - Legenda em português ; É o título de um ousado documentário, de produção independente, que não apenas desnuda a perversidade e manipulações da grandes Corporações Multinacionais, assim como, a globalização,da engenharia das instituições: financeiras, políticas e econômicas, sobre a qual se têm vindo a alicerçar os fundamentos de suposto desenvolvimento das sociedades ocidentais, como também eloqüentemente nos revela, com rara oportunidade e atualizada, quer a sua insustentabilidade social e ambiental quer a sua perversidade humana e civilizacional. Estreou no 5 º Festival Anual de Cinema Artivista em Los Angeles, Califórnia, em 2 de outubro de 2008.







Dia 22/01 sábado






Apresentação - Universos paralelos - 10h
dinâmica - 11:30h

A descoberta mais estarrecedora da física moderna: a existência “real” de Universos Paralelos, é o tema deste fantástico documentário realizado pela rede BBC.
A realidade é muito mais estranha do que a Ciência poderia supor. O que antes era território místico, supersticioso, agora é objeto de estudo (e de assombro) de cientistas e estudiosos. Tudo começou quando pesquisadores observavam o comportamento de partículas subatômicas, como os elétrons. Descobriram que não havia modo de localizar um elétron: ele “desaparecia” para reaparecer novamente em outro ponto. Aonde ele ia, quando não estava “presente” (pelo menos na nossa realidade), confirmou o que tanto era temido até de suspeitar: a possibilidade dos universos paralelos.




Apresentação - Os doze elos da cadeia da originação interdependente: a construção da experiência na perspectiva budista - 14h
Relaxamento com visualização 17h

A visão do budismo tibetano sobre Os Doze Elos da cadeia da originação interdependente.O estudo dos Doze Elos pode servir como base para a compreensão da vacuidade e, por outro lado, representa toda a visão budista do carma.Explica como nos aprisionamos a uma experiência limitada, ainda que nossa natureza seja muito mais ampla, numa espécie de engano do qual podemos nos libertar através da compreensão e prática.Numa abordagem Theravada, ou Hinaiana, esse engano é visto como algo sólido e difícil de desfazer. O caminho para isso seria um processo moral, através da repressão, e a liberação parece difícil de atingir.
Em outro nível, na abordagem Mahaiana sutraiana, descobrimos que não só nós estamos presos, mas todos os outros seres também. Assim brota um interesse pela libertação dos outros, ainda sob a forma da abordagem ordinária.


Dia 23/01 domingo






Apresentação Baraka - 10h
Dinâmica -12h

Por notrombone
Baraka, uma antiga palavra Sufi que pode ser traduzida simplesmente por bênção (blessing), por respirar (breath), por essência da vida, é um poema visual, um filme sobre o mundo e o que há de espiritual e doentio nele, os contrastes das diferentes culturas e as semelhanças que elas têm na sua angústia e esperança na busca por Deus e na sua relação com a natureza.
Filmado em 1992, em 23 países (Argentina, Brasil, Camboja, China, Equador, Egito, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Quênia, Kuweit, Nepal, Polônia, Arábia Saudita, Tanzânia, Tailândia, Turquia e EUA) Baraka pode ser considerado, de certa forma, um documentário experimental, já que não possui narração ou diálogos, apenas imagens, que incluem um vasto registro de rituais religiosos, maravilhas naturais, processos de mecanização e diversos estilos de vida e a música, fundamental para a criação da atmosfera envolvente e mística do filme.
Segundo os críticos, Baraka é um filme que, de modo não-verbal e não-linear, discute o sagrado e o humano; a ordem natural e a entropia; a santidade e o materialismo. Portanto, é um filme dialético, totalmente dependente da percepção e interpretação do espectador. Não importa quem você seja ou onde viva: você também está em Baraka.
É como se Deus resolvesse traçar um paralelo rápido entre as coisas mais diferentes que criou, passando por todo o mundo e se debruçasse sobre a Terra, olhando tanto as coisas boas como as ruins, mas sem julgar nada. Mesmo as guerras são poéticas em Baraka. São parte da vida e, como várias outras coisas mostradas no filme, devem ser repensadas.




Apresentação " Historia das coisas" e "Ilha das Flores" - 14h
Debate- 15h
Meditação - 16:30h


História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. Ele revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.O documentário ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.



Inscrições até o dia 17/01
Local: Recreio dos Bandeirantes Rio de Janeiro
informações: (21) 2490-0489 / 9278-9873
cm.emporio@yahoo.com.br




Diferenças entre Religião (Institucional) e Espiritualidade

Religião não é apenas uma, são centenas de instituições.
Espiritualidade é apenas uma – uma percepção, uma sensibilidade.
Religião é para os que ainda “dormem”.
Espiritualidade é para os que já “despertaram”.

Religião é para aqueles que necessitam que lhes diga o que fazer, que ainda necessitam de ser guiados.
Espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
Religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
Espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo.
Religião não indaga, nem questiona.
Espiritualidade questiona tudo.
Religião inventa (dogmas).
Espiritualidade descobre.

Religião pode impor, ameaçar e amedrontar.
Espiritualidade te dá Paz Interior.
Religião fala de pecado e de culpa.
Espiritualidade te diz: “aprende com o erro”.

Religião reprime, pode te fazer falso.
Espiritualidade transcende e te faz verdadeiro!
Religião (institucional) não é Deus, é meio.
Espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.

Religião é humana, é uma organização com regras.
Espiritualidade é Divina, com princípios naturais.
Religião é causa de divisões.
Espiritualidade é fator de união.

Religião te busca para que nela acredites.
Espiritualidade – tu tens que buscá-la.
Religião segue os preceitos de um livro sagrado.
Espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

Religião se alimenta da anti-crítica, da “consciência pesada”, dos clichês mentais e do medo.
Espiritualidade se alimenta da Confiança e da "Fé" (naturais - não dogmáticas).
Religião faz viver restrito ao pensamento estereotipado.
Espiritualidade faz Viver na Consciência.

Religião se ocupa com parecer, conforme modelo.
Espiritualidade se ocupa com Ser.
Religião alimenta o ego.
Espiritualidade nos faz transcender nosso ego.

Religião nos leva a renunciar ao mundo, independente do que é bom ou mal, natural ou artificial.
Espiritualidade nos faz viver a Obra de Deus, não renunciar a Ela.
Religião é adoração (fé dogmática).
Espiritualidade é Meditação/Mentalização (fé natural).

Religião sonha com glória e com paraíso idealizados.
Espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.
Religião vive no passado e no futuro.
Espiritualidade vive o presente.

Religião enclausura nossa mente e coração.
Espiritualidade liberta nossa consciência e sentimento.
Religião fala de vida eterna como recompensa.
Espiritualidade nos faz consciente da Vida, agora e no futuro.

Religião promete para depois da morte...
Espiritualidade é, transcendendo o fenômeno natural da morte, encontrar Deus em Nosso Interior, desde já.



Autor desconhecido